terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Um pouco de nostalgia na propaganda até que não faz mal. Será?

Acompanhamos na última semana o lançamento da campanha comemorativa de aniversário de 250 anos da Guiness, uma das mais tradicionais marcas de cerveja do Reino Unido/Mundo.
A idéia é muito simples: homenagear a marca mostrando um pouco dos seus “remarkable years” (como assina a campanha) através de antigos filmes que ficaram famosos na televisão. E na boa, eles tem filmes muito bons pra mostrar. Aqui tem um deles.

Vendo o passado glorioso da Guinness e comparando com o atual, a gente percebe como a marca conseguiu manter um alto padrão na sua comunicação. E isso automaticamente me leva a pensar no contrário, ou seja, nas marcas que tiveram momentos brilhantes e caíram em decadência ou sumiram de vez da mídia.

Mas o que me moveu a falar sobre isso tudo na verdade foi um flash back que rolou comigo, um pouco na linha dessa campanha cervejeira.

Tudo bem que hoje em dia todo mundo já está acostumado a pescar coisas das antigas nos youtubes da vida. Mas nesse caso rolou meio de surpresa, enquanto treinava na academia do prédio com a TV ligada na Band. Uma propaganda de no mínimo 25 anos que quem é de São Paulo e nasceu antes de 80 vai se lembrar.

Mostra uma festa de arromba animada por uma banda de “bugs” funkeiros com uma aranha histérica na bateria e cheia de outros bichinhos mais ou menos nojentos na maior bagunça, com estrobos, drinks e pista de dança.
Esse desenho animado bombava na TV quando eu era moleque. Tinha uma trilha sensacional, com sintetizadores toscos, um baixão meio busy e uma letra comédia com interpretação forçada. Veja aqui.

Acho que na época nem sabia que se tratava de propaganda de dedetizadora, mas curtia e cantava feliz da vida. Me marcou tanto que até lembrava da letra e da melodia.
Daí me vem a pergunta:
Se vc tem pouca grana pra anunciar, é melhor apostar em uma coisa que deu certo e que já está no subconsciente do target ou apostar em algo novo, arriscando toda a sua pequena verba?

Não me atrevo a responder, até porque sou suspeito pra falar. Prefiro curtir esses momentos de nostalgia dos filmes da Guinness e desse delicioso “reclame” da D.D.Drin. Quem sabe se um dia precisar dedetizar minha casa eu não ligue pra eles?

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