quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Proprietários… mas nem tanto!

O fim de semana em Sampa foi movimentado.
Eventos de todos os tipos e para todos os gostos pelos 4 cantos da cidade. Parte por dever profissional e parte por prazer mesmo, acabei tirando meu sábado pra fazer a via crucis por alguns desses eventos.. Afinal, a gente não está nesse ramo por acaso.
Escolhi focar nos eventos proprietários, aqueles que a, grosso modo, se propõem a materilizar uma experiência única das marcas para o público. Até porque é o que a gente faz por aqui.
Do ponto de vista de execução os eventos foram bacanas. Tudo bem organizado, com atrações relevantes e de qualidade para o target. Mas… foi decepcionante.
O problema é que esses eventos deveriam ser a tradução do DNA das marcas que os encabeçavam. De um posicionamento que diferencia a marca das suas concorrentes. E para o meu espanto, entregavam experiências exatamente com o mesmo norte conceitual já materializados em eventos proprietários de marcas concorrentes.
Sinceramente não acho que seja um caso de incopetência criativa das agências concorrentes da fanclub. Pelo contrario. Até acho que elas criaram soluções bacanas para fazer um evento diferente para as marcas dos seus clientes mesmo tendo que se pautar pelas temáticas já usados pela concorrência. Só que quando você se posiciona dentro de um mesmo universo, por mais que seja tudo diferente, acaba sendo tudo igual.
Eu me pergunto como os clientes, os verdadeiros guardiões de suas marcas, se permitem repetir o que suas maiores concorrentes já fizeram. E no caso mais agúdo, com o mesmo line up musical.
Acho que, mais do que nunca, temos um desafio de educar esses clientes a pensar fora da caixa. O que não falta é idéia boa surgindo nas cabeças dos criativos da nossa área. Falta, por parte ds departamentos de marketing e eventos das empresas, a vontade de quebrar paradigmas e trabalhar os valores de suas marcas a partir de alicerces realmente proprietários e únicos.
Nós da Fanclub’ nos propomos a fazer nossa parte.

(texto do fanático Gonzales)

Um comentário:

cristina daza disse...

mandou muito bem!
concordo muito!